Wednesday, December 28, 2011

Regras Básicas do "Yu-Gi-Oh!" [Continuando]

Olá Pessoal, estou de volta retomando o Post Anterior.

Como já tinha comentado, Yu-Gi-Oh! TCG (Trading Card Game) é um jogo muito intrigante onde rolam estratégia mirabolantes para tentar derrotar o oponente. Muitos, alguns anos atrás, íamos à lojinha de 1,99 e comprávamos várias cartinhas dessa. Ficávamos horas jogando, mesmo que errado, esse jogo. Simplesmente para parecer os personagens do Anime - pelo menos eu -. (cof...).

Vamos direto ao ponto. No Post Anterior falei sobre as cartas, identificando-as, sobre o Campo de jogo e organização. Agora começarei a falar sobre as regras do jogo e tudo mais. "Let's Start! Duel!"


Montando um Deck.

O bagulho é simples. Para começar, seu Deck deve ter no mínimo 40 cartas, e no máximo 60. Pode-se apenas ter até 3 cartas de mesmo nome no mesmo Deck. Com algumas exceções.

A respeito das Limited e Forbidden Cards.

 Também é simples. Limited Cards são aquelas que se pode ter 1 carta no deck, ou até 2, dependendo da carta.

Forbidden são cartas proibidas por serem muito fortes, ou "apelonas". Os jogadores podem combinar, se poderão usar Forbdden ou não.


Começando a jogar

Começaremos falando como prosseguir em jogo.
Os Jogares decidem que vai começar, sacam 5 cartas inicialmente. O jogador que irá iniciar saca mais uma carta.

Aí começa o Turn.


O Turn se divide em algumas partes.

1º) Draw Phase: Hora de sacar a carta.

2º) Stanby Phase: Algumas cartas ativam o efeito antes de poder fazer algo, esse é o momento. Este phase acontecem alguns efeitos.

3º) Main Phase 1: Este é o momento de summon, set e ativações de Spell Cards.

4º) Battle Phase: este é o momento de batalha, de duelo entre os montros, não se pode ativa uma Normal Spell neste phase. No primeiro turn não se pode atacar.

5º) Main Phase 2: Tudo o que você não fez na Main Phase 1 você faz neste phase. Aconselha-se dar Set em suas Trap/Spell neste phase.

6º) End Phase: é o momento que você passa seu turn. Alguns efeitos são ativados neste phase.


Hora de colocar suas cartas em campo.

Summons

Tipos de Summon - como fazer e suas restrições:

- Normal Summon: Invocar o Monstro em modo de Ataque.

*Normal Summon = Você pode faze-lo se o monstro for até Nível 4 (quatro estrelas)

*Tribute Summon = Um monstro de vível 5 e 6, necessita de um monstro a ser tributado. O que seria: Enviar um monstro que você controle para o Graveyard.

*Double Tribute Summon = Um monstro de nível 7 ou maior necessita de dois sacrifícios. O que seria: enviar 2 monstros que você controla para o graveyard.

PS: todos esses acima são considerados Normal Summon.

Set Monster = Basicamente coloca um monstro com face virada para baixo em modo de defesa. (não é considerado Summon)

Restrições do Normal Summon.

Pode-se fazer apenas um Normal Summon/Set por Turn em uma das Main Phases.

Não é possível colocar o monstro em modo de defesa virado para cima. E muito menos virado para baixo em modo de ataque

Flip Summon: Virar para cima em modo de ataque o monstro setado (Set). Não é considerado um Normal Summon.


OBS: Diferença do Flip e Flip Summon: o Flip só ocorre quando um monstro quando um monstro Seted é selecionado para o ataque, vira-se ele apara cima sem mudar a posição de defesa. Flip não é considerado Summon.

Há um tipo de efeito usado quando o monstro é virado para cima. Ocorre em ambos os casos. Para identificar esse efeito estará escrito na frente da descrição do monstro "Flip: efeito do monstro."


- Special Summons:

*Special Summon = Alguns efeito invocam alguns monstros podem ser do Deck, quanto das mãos ou mesmo dos Cemitérios.

*Fusion Summon = Monstro invocado do Extra Deck a partir de uma fusão.

*Ritual Summon = Monstro invado da mão por uma Ritual Spell Card específica.

*Synchro Summon = Synchro Monster invocado a partir de um Tunning. Explicação feito no meu post anterior.

*Xyz Summon = Exceed Monster invocado a partir de um overlay. Também explicado no post anterior.


Pode-se fazer quantos Special Summons puder em um turn. Desde que haja espaço.


O monstro quando invocado, nesse caso, deve estar virado para cima, e você poderá coloca-lo nas posições que quiser: Ataque ou Defesa. (a não ser que o efeito mande você posiciona-lo de alguma forma).


Spell e Traps

Spells e Traps podem ser Setadas no campo, mas se setadas não pode-se ativar no mesmo turno.

Spells podem ser ativadas da mão. Trap não podem ser ativadas da mão.

Depois de setadas spells/traps não podem ser ativadas no mesmo Turn.

Jogadas

Batalha

Algumas definições:
Modo de Ataque: O Monstro fica na posição vertical. Recebe qualquer dano de batalha infligido.
Modo de Defesa: O Monstro fica na horizontal. Não recebe dano de batalha.

OBS: Só é possível mudar a posição de um monstros uma vez por Turno (a não ser por efeito).

Declarando um ataque:

Apenas pode-se declarar um ataque na Battle Phase.

Selecione um monstro que você controle (que esteja no campo) em modo de ataque e então selecione um target um monstro que o oponente controla. Caso não houver nenhum monstro, é possível atacar direto os pontos de vida do oponente, subtraindo os pontos de ataque do monstros aos pontos de vida do oponente.

Calculando o dano de batalha:

Quando um monstro em Modo de Ataque ataca outro em Modo de Ataque.

Se os pontos de ataque do monstro atacando forem maior que o target, o monstro atacado é destruído e tira-se a diferença dos ataques nos pontos de vida do controlador do monstro derrotado. O monstro é destruído e levado ao cemitério.

Se os pontos de ataque do monstro atacando forem menor que o target, O monstro atacando é destruído e tira-se a diferença dos ataques nos pontos de vida do controlado do monstro derrotado. O monstro é destruído e levado ao cemitério.

Se houver empate, os dois monstro são destruídos, e nenhum dos jogadores levam dano.

Quando um monstro em Modo de Ataque ataca outro em Modo de Defesa.

Neste caso é um pouco diferente. Para derrotar um monstro em modo de defesa, os pontos de ataque devem ser maiores do que a defesa do monstro sendo atacado, neste caso não calcula-se dano de batalha.

Se a defesa for maior que o ataque, calcula-se a diferença e retira dos pontos de vida do atacante, ao contrario do primeiro caso, o monstro não é destruído.

Quando um monstro em Modo de Ataque ataca outro em Set.

Ao declara ataque ao um monstro Set, o monstro set vira imediatamente para cima, o chamado Flip. O resto é igual a situação acima.

Fases da batalha

1º) Start Step: Quando o Ataque é declarado.

2º) Battle Step: Quando os monstros batalham.

3º) Damage Step: Calcula-se o dano de batalha e infligi nos pontos de vida.

4º) End Step: Quando o ataque se resolve, destruindo o monstro ou não.

A respeito das Respostas.

Muitos já viram no anime, quando algum personagem respondia ao ataque de um monstro com uma carta armadilha? Caso a resposta seja não, eu vou explicar. =P

A qualquer movimento do oponente, Set, Summon, passagem de Phase, Battle. Você tem direito a resposta. Isto é, ativar alguma carta setada sua, em resposta ao movimento do oponente.

Como por exemplo:

Em seu turno você pode Setar Trap Hole. No turno de seu oponente quando ele fazer um Normal Summon (apenas) você poderá ativar, porém, segundo a carta, o ataque do monstro também deve ter 1000 pontos ou mais de ataque.

Outro exemplo, agora com uma Quick-Play Spell. Setando Mystical Space Typhoon no seu turno, quando seu oponente setar uma carta, ou mesmo ativar uma Continuous Trap/Spell, ou mesmo Ativar uma Field Spell, você poderá ativar a qualquer momento essa Carta, como resposta à ação do seu oponente.

PS: após a destruição de uma Trap/Spell que não seja Continuous, não adiantará destruí-lá pois o efeito já foi ativado, neste caso, você poderá negar a ativação usando uma carta comum aos Decks como Dark Bribe, uma Counter Trap.

A respeito dos Chains.

O Chain nada mais nada menos é a resposta a uma ativação de algum efeito, seja ele de monstro ou spell/trap.

O Chain é marcado por Chain 1, Chain 2... e assim por diante, pois pode-se haver várias respostas, e você mesmo pode responder suas próprias ativações.

Após o Termino, ira se resolver na ordem os Chains do maior numero para o menor.

Exemplo:

O oponente ativa um Effect de um monstro qualquer, que irá destruir uma carta sua. Antes disso você terá direito a Chain, você poderá ativar a carta que for destruída antes que ela seja destruída, elá será Chain 2 e o monstro será Chain 1. O 2 irá resolver primeiro que o 1, ou seja, o efeito irá ativar, e logo depois ela ira ser destruída.

Algumas restrições do Chain:

Spell Speed: Seria quase como a velocidade do efeito, teria 1, 2 e 3. Cada um só pode responder com Spell Speed maior ou igual à carta ativada.

Spell Speed 1: Maioria de efeito de monstros, Normal Spell, Field Spell, Equip Card Spell, Ritual Spell. Essa Spell Speed não pode responder nenhum tipo de movimento do oponente.

Spell Speed 2: Quick-Play Spell, Continuous/Normal Trap, e alguns efeitos de monstro.

Spell Speed 3: Efeitos de Counter Traps.

____

Bom pessoal, isso são regras "básicas" do jogo. Pode ter ficados meios confusos, aqueles que não tem alguma experiência, mas a unica maneira de aprender mesmo, é jogando.

Aqui há um site onde pode-se tirar duvidas, dicas de Decks e algumas coisas do anime.

"Yu-Gi-Oh! Wikia"


Para jogar há um outro site, onde você pode montar seu Deck com todas as cartas, é bem simples, e auto-explicativo. Há a maioria dos recursos usado no TCG. As cartas devem ser movidas manualmente. Enfim é bem bacana e da para jogar com jogadores de todo o mundo.

Aqui está o link: http://www.duelingnetwork.com/


Pessoal, espero que eu tenha ajudado, qualquer duvida postem nos comentários.

Um grande abraço.

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